Alguma comunicação social tem neste últimos dias a abordar a visita de um porta-aviões americano Uss Bataan, máquina assassina ao serviço do império americano, destacando-se em missões nas recentes guerras do Iraque e líbia, provocando inumeras vítimas . Há ainda a registar na folha de serviços deste navio , o facto que em determinado momento da sua vida, ter alojado no seu bojo uma prisão onde se praticou a tortura sobre pretensos terroristas. Branquear os crimes desta unidade militar è ir longe de mais, quando se vai ao ponto de utilizar crianças em visitas como a que ocorreu ontem com alunos da escola EB23 Bento Carqueja.
"Encontra-se fundeado no Tejo a máquina de guerra americana que dá pelo nome de USS Bataan,vaso de guerra que comporta em si mais de três mil militares, aviões e helicópteros de combate e mísseis.
Em junho de 2008, no Reino Unido com base numa organização de direitos humanos Reprieve, divulgou um relatório que referenciava o USS Bataan como um dos mais de 17 navios, onde eles acreditavam que os suspeitos de terrorismo estavam presos,sendo negado pela marinha dos EUA .
Em 02 de junho de 2008 The Guardian informou que "Os EUA admitiram que o Bataan e Peleliu foram usados como navios prisão entre dezembro de 2001 e janeiro de 2002 ". O artigo afirmava: "O presidente George Bush admitiu em Setembro de 2006 que a CIA operava uma rede secreta de " sítios negros ", na qual suspeitos de terrorismo foram detidos e submetidos a que ele chamou de" técnicas avançadas de interrogatório ", um termo descrito pela Conselho da Europa como "essencialmente um eufemismo para algum tipo de tortura".
Também é sabido que John Walker Lindh , o " americano Taliban ", foi escoltado de volta para os Estados Unidos a bordo de Bataan.
Este vaso de guerra participou entre outas missões criminosas na guerra do Iraque e na recente guerra na Líbia causando morte e dor entre os povos destes dois países.
A presença deste navio de assalto ao serviço do império americano merece o nosso mais vivo repúdio . Denunciamos de igual modo a forma canina como as autoridades portuguesas recebem tão vis visitantes." in cma-j.blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário