terça-feira, 4 de outubro de 2011

Grécia-estudantes gregos contra a política do Governo



Dia 3 de outubro, estudantes de várias escolas de Atenas realizaram uma manifestação contra a poli­tica educacional neoliberal do governo. No iní­cio da tarde, centenas de estudantes começaram uma manifestação de protesto em frente ao Parlamento, ocupando o seu pátio e a Avenida Amalia, que passa pela frente. A polí­cia denominada "antidistúrbios" entrou no pátio do Parlamento e começou a provocar e repelir os jovens.

A policia tinha recebido a ordem de evacuar a praça e recuperar o tráfego de veículos na avenida, ou seja, restaurar a normalidade do terror que  se está a viver na Grécia por um longo tempo. Os alunos responderam, mas não conseguiram resistir. Primeiramente recuaram e deixaram o local do protesto, mas logo retornaram. A segunda manifestação não durou muito tempo. Um pouco mais tarde eles foram embora.

É evidente que o Regime não vai permitir a realização de qualquer protesto de massa no centro de Atenas, especialmente na Praça do Parlamento (Syntagma), sem responder com a repressão violenta. As lembranças dos protestos dos indignados durante várias semanas neste lugar são claras e o regime quer evitar a sua propagação a qualquer preço. A manifestação do dia 3 de outubro tinha sido chamada por alguns alunos e escolas ocupadas mas não tinha sido articulada pela coordenadora de todas as escolas de Atenas. Dia 5 de outubro, data da greve geral, todas as universidades ocupadas e muitas escolas vão participar na grande manifestação no centro de Atenas.

Sem comentários:

Enviar um comentário